Belo Horizonte / MG - domingo, 26 de março de 2017

Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – Neste distúrbio, há uma idéia irracional intrusiva (obsessão – pesamento) e uma ação impulsiva compensatóra que alivia.

As obsessões são pensamentos recurrentes sobre medo de exposição a germes, por exempo e as compulsões (ações repetitidas como lavar as mãos diversas vezes antes de descascar uma batata são reconhecidos pelo indivíduos ocmo absurdos  e o paciente tenta lutar contra o impulso, mas só sente alívio pelos rituais e atos obsessivos.

É fundamental ao cliente não perder o controle. Muitos pacientes não mencionam o sintoma e devem ser perguntados sobre eles.

Entrevista com Ana Beatriz - Sem Censura

http://www.youtube.com/watch?v=osItaoGFCfg

 

 

Parte 2 - Toc

http://www.youtube.com/watch?v=9X8r0zSY9CA

 

 

Estes pacietnes são geralmente previsíveis, organizados, consciensiosos e inteligentes  -alguns traços de comer compulsivo, purgação após alimentação e correr compulsivo acometem estes pacientes.

Há um espectro obsessivo, que inclui tiques, tricotilomania (mania de arrancar cabelos), onicofagia (comer unhas), hipocondria (mania de doença), sindrome de Tourette (tiques vocais incontroláveis com coprolalia (xingar palavrões involuntariamente) e transtornos alimentares. A

incidência de TOC é de 2 a 3% da população e muito maior do que quando o transtorno foi identifcado.

Há um alto número de comorbidade de TOC e depressão maior: 2/3  dos pacientes com TOC vão desenvolver depressão maior durante sua vida.

As taxas entre homens e mulheres são semelhantes. As maiores prevalências ocorrem ocorrem em jovens, divorciados, separados e desempregados (todas categorias com alto nível de stress).

Anormalidades de coordenação motora fina e movimentos involuntários são comuns. Sob extremo stress, estes pacientes alugmas vezes exibem coportamento paranóide e delirante, geralmente associados com depressão e podem mimetizar esquizofrenia.

Recomendo ao leitor interessado o livro: Mentes e Manias da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva