A escola e os familiares devem ser orientados com medidas simples para favorecer a inclusão eo processo de ensino e aprendizagem de crianças com problemas psiquiátricos.
A escola tem papel fundamental para essas crianças, uma vez que permite a socialização e o ensino formal.
A escola que realmente queira ser inclusiva deve estar atenta a pequenas mudanças em seu funcionamento para beneficiar a inserção e adaptação dos portadores de necessidades especiais.
Medicações psiquiátricas podem provocar alterações no desempenho das crianças e os professores devem estar cientes disto (cabe aos pais dizerem aos professores quais medicações os filhos tomam).
Os psicofámacos podem alterar o desempenho, a atenção, a concentração, a sensibilidade à luz, por exemplo, além de aumentar a sede e o volume urinário (Carbonato de lítio, por exemplo) ou agitação psicomotora. Estes possíveis efeitos colaterais exigem maior flexibilidade quanto às regras e horários de uso do banheiro e bebedouro.
Devem-se incentivar as atividades esportivas dentro e fora do horário escolar, uma vez que alguns medicamentos podem facilitar o ganho de peso .
Cada criança/adolescente deve ser tratado individualmente, de acordo com seu problema e quadro psiquiátrico.
Devem-se evitar os fatores estressores, com o a mudança de escola, professores, tentar reduzir críticas ou comentários maldosos de colegas e situações de competição entre os alunos (extremamente difícil, concordo – uma vez que os próprios pacientes criam e se envolvem em situação de competição direta e briga com outros colegas).
O ideal seria pequenas salas de aula, com uma pessoa de referência para episódios de maior dificuldade escolar. Em momentos de maior instabilidade emocional, podem-se aumentar os prazos finais para entrega de exercícios ou trabalhos escolares (em casos extremos) avaliados pelos médicos.
Se a escola permitir o uso de gravador de voz para os momentos de maior desatenção, este é um recurso interessante.
Metodologias para facilitar a aprendizagem como o uso de palavras-chave, estabelecimento de metas de desempenho e aprendizagem, informar aos colegas e professores possíveis ausências, enfoque em habilidades que envolvam criatividade e imaginação.
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