Belo Horizonte / MG - terça-feira, 21 de novembro de 2017

Buspirona

1.2 - Buspirona

A buspirona, uma droga do grupo das azapironas, foi lançada com a

expectativa de não apresentar os inconvenientes dos BDZ: sedação e

dependência. E efetivamente não induz sedação, prejuízo cognitivo ou psicomotor, dependência física ou tolerância e não interage com o álcool.

 

1.2.1 Indicações e contra-indicações

A buspirona é utilizada como segunda escolha no transtorno de ansiedade generalizada quando existem contra-indicações para o uso de antidepressivos ou BDZs. Além disso, é utilizada em quadros de ansiedade em pacientes idosos, normalmente mais sensíveis aos BDZs, ou em pacientes com alto potencial de abuso ao álcool ou aos BDZs. Sua eficácia nos demais transtornos de ansiedade não foi estabelecida.

 

1.2.2 Efeitos colaterais e reações adversas

Mais comuns são tonturas, cefaléia, náusea, fadiga, inquietude,sudorese, geralmente leves.

 

1.2.3 Uso clínico e doses diárias

A meia vida curta da buspirona exige que seja administrada em até 3 vezes ao dia, o que dificulta em parte a adesão ao tratamento. As doses que variam de 20 a 60 mg/dia. São necessárias 3 a 4 semanas para que ocorra o efeito ansiolítico. Esta demora pode ser problemática quando os sintomas de ansiedade são graves ou quando o paciente já utilizava benzodiazepínicos.

Além do retardo no início da ação, a não existência de uma relação

dose/efeito e a sua aparente menor potência ansiolítica foi menos eficaz que a

venlafaxina, no transtorno de ansiedade generalizada num estudo controladorecente (Davidson et al. 1999), diminuíram grandemente o entusiasmo inicial com este medicamento (Ballenger, 2001).

 

1.2.4 Mecanismos de ação

Embora não bem compreendida, acredita-se que a ação ansiolítica da

buspirona se deva a uma inibição do disparo de neurônios serotonérgicos do núcleo da rafe em função de sua ação como agonista (estimuladora) de receptores pré-sinápticos 5HT1 A (Ballenger, 2001). Não interage com o o GABA e nem de forma direta com o canal de cloro e por este motivo não produz sedação, interação com o álcool, não interfere na performance motora, e não apresenta potencial de abuso.