Belo Horizonte / MG - segunda-feira, 24 de julho de 2017

Histeria, Transtorno Factício, Hipocondria, Tr. Somatoforme

Histeria (Sindrome de Briquet ou Somatização) – É caracterizada por muitos sintomas fiscos referidos a vários órgãos.

Ansiedade, pânico e e depressao geralmente estão presentes e a depressão maior é uma importante consideração no diagnóstico diferencial.

Há uma relação significativa (20%) da história de vida de panico-agofafobia-depressao. Geralmente ocorre antes dos 30 anos e é 10 vezes mais freqüente em mulheres. 

Os sintomas são reflexo de técnicas mal-adaptativas  aprendidas e reativadas do próprio organismo..

Há geralmente longo tempo de sintomas (particularmente dismenorreia – dor ao menstruar, vômitos, respiraçaão curto, um bolo na garganta, queimação nos órgãos sexuais, extremiddes dolorosas e amnésia), geralmente com ua historia de problema semelhante envolvendo algum familiar.

Múltiplos sintomas que constantemente mudam e inabilidade de mais de 3 médicos fazerm um diagnóstico são fortes pistas do problema.

Distúrbio de dor Somatoforme  (Dor associada com fatores psicológicos) – Longa história de dor não consoantes com achados anatômicos e clínicos.

Este diagnóstico deve ser de exclusão e deve ser feito apenas depois de uma longa avaliação clinica, estabelecendo uma clara correlação de fatores psicogenéticos com exacerbação e remissão dos sintomas

Hipocondria ("mania de doença") – é um medo exagerado de doença e preocupação com o o corp, com amplificação da percepção e responsividade aumentada.

Um porcesso de aprendizado social está geralmente envolvido, frequentemente com um modelo aprendido por um famliar e pode ter um fator psicodinâmico como etiolgia. É comum em síndrome do pânico.

Transtorno Factício – Os sintomas produzidos são intencionais, logo não são transtornos somatoformes, ao contrário dos problemas acima que são inconscientes.

Estes são caracterizados por sintomas auto-induzidos ou achados falsos no exame físicio ou em exames laboratorias com o objetivo de chamar a atenção de um médico ou outra pessoa do  hospital.

Os sintomas podem envolver auto-mutilação, febre, hemorragia, hipoglicemia, convulsões e uma variedade de manifestações geralmente presentes de forma dramática (Síndrome de Munchausen). 

Munchaunsen por procuração é o termo usado quando um parente cria uma doença numa criança (geralmente a mãe) a fim de que o adulto manhtenha relação com os médicos.