Retardo Mental (RM)
O conceito de RM inclui déficits em habilidades cognitivas assim como em comportamentos adquiridos para auto-suficiência pessoal e social, conhecidas como funcionamento adaptativo.
Um consenso sobre o termo inclui tanto a adaptação social quanto um quociente intelectual para se determinar o nível de retardo mental.
As evidências mostram que indivíduos com determinado QI nemsempre têm as mesmas funções adaptativa. Antes chamado de oligofrenia ou outros, classificado em:
Grau de retardo | Idade Pre-Escolar 0 a 5 anos – maturação E desenvolvimento | Idade Escolar 6 a 20 anos Treinamento e Educaçao | Adulto (21 Anos e acima Adequaçao Social e Vocacional |
Leve QI 50-70 85%RM | Pode desenvolver habilidades sociais e de comunicaçoa. Déficit mínimo em áreas sensoriomotroras. Geralmente indistinguíveis de outros até idades mais tardias | Podem consegur habilidades escolares compatíveis com a 6ª serie – podem ser levados através de regras sociais | Podem adquirir habilidades sociais e vocacionais adequadas para o mínimo de auto-suporte mas podem precisar de ajuda e assistência para estressores sociais e econômicos incomuns |
Moderado QI 35-50 10% RM | Pode convesar ou aprender a se comunicar. Pobre convívio social, pobre desenvolvimento motor. Beneficios em treiamento de auto-cuidado. Podem ser instruídos com moderada supervisão | Podem obter benefícios do treinamento em habilidades sociais e ocupacionais. Pouco comumente chegam ao segundo grau acadêmico – podem aprender a viajar sozinhos em locais familiares | Podem adquirir auto-manutenção em alguns tipos de trabalhos supervisionados. |
Grave QI 20-35 4% dos RM | Desenvolvimento motor pobre, mínima fala, geralmente incapazes de obter beneficio do treinamento em auto-cuidado. Pouca ou nenhuma habilidade verbal | Podem conversar ou aprender a se comunicar. Podem ser treinado em hábitos de saúde elementares. Beneficiam-se de treinamento sistemático de hábitos. Incapazes deobter benefícios de treino vocacional | Podem contribuir partcialmente para auto-manutençaõ ate completar supervisão. Podem desenvolver habilidades mínimas de auto-proteçao |
Profundo QI <20 1 a 2% | Retardo Grosseir. Minima capacidade de funcionar em áreas sensoriomtoras. Precisam de cuidados de enfermagem. Precisam de ajua para auto-cuidado e supervisao | Algum desenvolvmenteo motor presente. Podem responder a mínima ou limitado treinamento em auto-cuidado | Algum desenvolvimento motor e na fala. Podem atingir algum grau de auto-cuidado . Precisam de cuidados de enfermagem. |
CLASSIFICAÇAO –Incapacidade de obter funcionamento social durante o desenvolimento ou antes dos 18 anos. QI (Quociente Intelectual abaixo de 70). QI de 71 a 84=borderline
EPIDEMIOLOGIA – 1 a 3% da população tem retardo mental. A incidência é difícil de ser calculada porque a incidência de retardo moderado ou leve muitas vezes é desconhedido até a média infância. Em muitos casos só se percebe o problema na adolescência. Ocorre de uma a 4 vezes mais comumente em homens do que mulheres.
COMORBIDADES (Doenças concomitantes) – Quanto mais grave o retardo, maior a prevalência de outros transtonos mentais.
DISTURBIOS NEUROLOGICOS – a gravidade da psicopatologia (doença mental) aumenta com o grau de retardo mental. Epilepsia é mais freqüente em paientes com retardo mental.
FATORES PSICO-SOCIAIS – Uma auto imagem negativa e baixa- estima são comuns em clientes com retardo leve ou moderado que percebem sua diferença dos outros.
Eles experientam falhas repetidas e desapontamento em não corresponder à expectativa de seus pais e da sociedade.
Dificuldades de comunicaçaão aumentam sua vulnerailidade e frustraçaão, assim como o comportamento inaprpriado e o abandono são muito comuns.
O perpetuo senso de isolamento e inadequação está ligado a sentientos de ansiedade, raiva, disforia e depressão.
ETIOLOGIA –
GENETICA – alterações cromossômicas
trauma perinatal (prematuiridade ) e fatores sociculturais.
A gravidade do retardo depende do grau de exposiçao do sistema nervoso central.
Em ¾ (75% dos casos a etiologia é desconhecida).
As etiologias mais comuns são síndrome de Down, Fenilcetonuria (PKU) e síndrome do X frágil, além de Neurofibromatose, Sindrome de Rett, Esclerose Tuberosa, SIndrome de Lesch Nyhan, adrenoleukodistrofia, síndrome de Prader- Willi
FATORES ADQUIRIDOS E AMBIENTAIS:
- PRENATAL: diabetes gestacional descontrolado, longo uso de álcool ou narcótico mpela mãe, anemia materna, emfisema, hipertensão, infecção materna gestcional,
* Rubeola – maior causa de malformação congênita e retardo mental causado por infecao materna (já ultrapassou a sífilis), Citomegalovirus, Sifilis , Toxoplasmose, Herpes Simples, AIDS , Sindrome Fetal alcoólica, Exposiçao prenatal a drogas: ex heroína e cocaína
* Complicaçoes da gravidez – toxemia gravidia e diabetes incotrolado, ma-nutriçao materna, placenta previa, fatores de hipoxia Perinatal
* Periodo Perinatal – hemorragia intracraniana, isquemia cerebral – baixo peso ao nascer, Doenças adquiridas na infância , Infecçoes – encefalite e meningite ,
* Traumatismo Craniano –
* Outras: dano cerebral por hpoxia, asfixia,
TRATAMENTO MEDICAMENTOSO-